Ir para a página inicial
EUIPO
Proteger as suas marcas e desenhos e modelos na União Europeia

Proteja a sua propriedade intelectual na União Europeia

Menu

Como gerir, criar e editar termos na minha lista

Esta secção foi concebida para o ajudar a gerir e editar facilmente os termos na sua lista.

No lado esquerdo do ecrã, poderá encontrar os separadores Ações e Adicionar termos, que pode usar para criar a sua lista de termos e aceder ao Fast Track.

  • Ações

    Nova
    Clique em «Nova» para criar uma nova lista de termos. Nesta primeira fase, tem de selecionar a língua preferida para a sua lista, que pode ser qualquer uma das 23 línguas oficiais da UE, e atribuir um nome à lista.

    Descarregar
    Clique em «Descarregar» para descarregar a sua lista para um documento externo no seu computador. Na caixa emergente, selecione o seu formato de ficheiro preferido (.txt ou .csv) e o local onde pretende guardá-lo no seu computador.

    Guardar
    Clique em Guardar para guardar as listas selecionadas de produtos e serviços na sua User Administrator Area. Tenha em atenção que o programa de salvaguarda automática é executado a cada 10 minutos.

    Por que tem de iniciar sessão?
    Uma vez que a sua lista está guardada apenas na sua User Area, terá de iniciar a sessão para Guardar ou Duplicar a sua lista.

    O sistema alertá-lo-á através de uma mensagem instantânea de que a funcionalidade não está disponível para utilizadores não registados: «Esta funcionalidade está disponível apenas para os utilizadores registados. Inicie sessão para continuar»

    Além disso, o sistema adverti-lo-á também da eventual perda de dados, «Note que vai perder todas as informações da sua lista anterior. Para guardar e recuperar o seu trabalho, recomendamos que descarregue a sua lista atual e volte a importá-la.»

    Duplicar
    para criar uma cópia da sua lista selecione Duplicar. Na caixa emergente introduza um novo nome no campo Novo Nome da Lista. Tenha em atenção que, para criar um Duplicado terá de guardar a lista primeiro.

    Traduzir
    poderá traduzir a sua lista numa das 23 línguas da UE. Em primeiro lugar, terá de especificar, na lista pendente, a língua que pretender usar e especificar, em seguida, o local no seu computador onde gostaria de guardar a tradução

    Exportar para depósito eletrónico
    Selecione esta opção se pretender exportar uma lista de produtos e serviços para uma aplicação em linha (depósito eletrónico). O sistema apresentar-lhe-á as opções disponíveis. Depois de selecionar a sua opção, o novo depósito eletrónico vai recuperar a sua lista.

    Importar um ficheiro com a lista de produtos e serviços
    O ficheiro que carregar tem de estar na mesma língua da sua lista. Os formatos de ficheiro aceites são TXT, CSV e XLS.

  • Adicionar termos

    Manualmente
    Este separador permite-lhe adicionar manualmente um termo específico na sua lista. Pode selecionar a classe e escrever os produtos, separados por pontos e vírgulas (;), ou adicionar a sua própria lista de produtos e serviços, selecionando uma classe e colando a lista no campo de texto.

    Depois de adicionar os seus termos à lista, ou a própria lista, clique em «OK» para iniciar a validação.

    Procurar
    Esta opção permite-lhe escrever os termos na caixa de pesquisa, percorrer todos os produtos e serviços existentes na HDB (Base de Dados Harmonizada) e selecionar as suas opções preferidas.

    Importar
    Se já tiver criado uma lista de produtos e serviços e desejar importá-la, tem primeiro de selecionar o ficheiro no seu computador. Em seguida, clique em «OK => Iniciar validação => Apresentar lista (validada)».

    Ao carregar o ficheiro na sua aplicação Builder (ferramenta de criação de listas de produtos e serviços), deve ter em mente dois aspetos importantes.

    1. O ficheiro a carregar tem de estar na língua que selecionou inicialmente ao criar a sua lista.
    2. Os formatos permitidos para a sua lista são .txt ou .csv. Se escolher outro formato, receberá uma mensagem de erro com a indicação de que os seus ficheiros não se encontram no formato exigido (ver acima).

    Assistente de classes 35 e 37
    Pode criar automaticamente as suas próprias classes 35 e 37 de forma simples e rápida, com base nos termos que selecionou previamente.

    Se precisar de associar o seu termo a um destes serviços - venda a retalho, manutenção e reparação, instalação ou venda por grosso -, esta ferramenta ajudá-lo-á a gerar automaticamente novos termos compatíveis com a Classe 35 e a Classe 37.

    1. Em primeiro lugar, escolha a nova classe que pretende gerar automaticamente e, em seguida, selecione o serviço.
    2. Selecione qual das suas classes pretende utilizar para a criação automática ou percorra a HDB.
      O sistema informá-lo-á se as suas classes são compatíveis com as classes 35 e 37.
    3. Clique em «OK» para ver a lista gerada.
  • As funcionalidades do Builder

    Editar termo
    Quando coloca o cursor sobre um termo, é mostrado o ícone Editar, que lhe permite editar manualmente.

    Mover termo
    Pode alterar a ordem dos termos na sua lista clicando diretamente no termo e arrastando-o para a localização pretendida.

    Ver a localização do termo na HDB
    Esta funcionalidade serve para ver a localização da sua seleção de produtos e serviços através da taxonomia na HDB.

    Comparar com outras bases de dados
    Use esta funcionalidade para verificar se o seu termo já está incluído noutras listas ou bases de dados disponíveis. Note que os resultados desta verificação são apenas para fins informativos e que, como não são administrados por nós, a precisão de outras fontes não pode ser garantida.

    Deteção automática de títulos de classes
    Ao preencher a sua lista, o sistema pode detetar automaticamente se está a usar os Títulos de Classe e irá indicar-lhe termos equivalentes sem perder qualquer âmbito. Pode optar por aceitar ou rejeitar estas alterações


    Vistas com filtros
    Esta opção ajuda-o a trabalhar na sua lista filtrando os seus termos consoante a validação (verde, cor de laranja, preto e vermelho).

  • Carateres válidos
    Denominação Carater Exemplo
    Letras a -z A-Z Peças e acessórios para veículos
    Números 0 - 9 Leitores de MP3
    Travessão - (código asci 045) Bebidas não alcoólicas
    Aspas angulares < > Pistolas de airsoft> 0.5 Joule
    Barra inclinada / Reprodutores de vídeo/aparelhos de gravação
    Asterisco * Vestuário*
    Parênteses curvos ( ) Guias de formação (manuais)
    Chavetas { } Manivelas{partes de máquinas}
    Parêntesis retos [ ] Esmaltes [vernizes]
    Dois pontos : (código ascii 058) Serviços relacionados com: circuitos elétricos e eletrónicos, componentes
    Vírgula , Farinha de milho, maltose
    Única oferta de preço ' (código ascii 039) Pincéis de pintor
    Ponto e vírgula (não aceite em grego) ; (código ascii 059) Reatores nucleares; Preparações de molde
    Ponto ao meio (apenas aceite em grego) · (código ascii 250) Καρυκεύματα· Μαγειρικά βότανα
Última atualização da página 14-06-2019
No nosso sítio Web, utilizamos cookies para suporte de preferências técnicas que melhoram a sua experiência de utilizador. Utilizamos igualmente estatísticas de visualização. Clique para Informações adicionais: