Ir para a página inicial
EUIPO
Proteger as suas marcas e desenhos e modelos na União Europeia

Proteja a sua propriedade intelectual na União Europeia

Menu

Classificação de Viena (marcas figurativas)

A Classificação de Viena (VCL) é um sistema de classificação internacional estabelecido em 1973 pelo Acordo de Viena que estabelece uma Classificação Internacional de Elementos Figurativos de Marcas, e é administrado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Constitui um sistema hierárquico que se desenvolve do geral para o particular, classificando os elementos figurativos de marcas em categorias, divisões e secções com base na sua forma.

O EUIPO utiliza uma versão modificada da Classificação de Viena. Esta versão foi adaptada às necessidades específicas do EUIPO ao criar novos códigos e permitindo que outros caiam em desuso.

Esta classificação pode ser encontrada na função pesquisa avançada do nosso motor de pesquisa eSearch clicando nos critérios de pesquisa da classificação de Viena.

Manual da classificação de Viena
Última atualização da página 24-02-2018
No nosso sítio Web, utilizamos cookies para suporte de preferências técnicas que melhoram a sua experiência de utilizador. Utilizamos igualmente estatísticas de visualização. Clique para Informações adicionais: