Ir para a página inicial
EUIPO
Proteger as suas marcas e desenhos e modelos na União Europeia

Proteja a sua propriedade intelectual na União Europeia

Menu

Renovações

As marcas da União Europeia (MUE) são válidas durante 10 anos, podendo ser renovadas indefinidamente, por um período de 10 anos de cada vez. Os desenhos e modelos comunitários registados (DMCR) têm a validade de cinco anos, podendo ser renovados ao longo de 25 anos, no máximo, por cinco anos de cada vez. Para apresentar o pedido de renovação, recorra ao formulário de pedido em linha do EUIPO.

Para obter mais informações, consulte as nossas orientações sobre marcas e desenhos ou modelos.

 
  • Renovação de uma marca da União Europeia

    Processo de renovação

    Quando apresentar o pedido Seis meses antes de o registo expirar, o EUIPO informa, por escrito, o titular, o seu representante ou outro(s) titular(es) do direito de que o registo deve ser renovado.
    Pagamento É possível apresentar um pedido de renovação, assim como efetuar o pagamento da taxa de renovação no prazo de seis meses antes da data de expiração do registo. A última data possível para efetuar o pedido de renovação e o pagamento da taxa é a data de caducidade da marca, começando o período de carência de seis meses para renovação a contar a partir da data de caducidade. Durante este período, será cobrada uma taxa adicional de 25 %.
    Renovação fora de prazo Se o pedido não for apresentado atempadamente, ainda é possível solicitar uma renovação tardia num prazo adicional de seis meses. Neste caso, o pedido de renovação fora de prazo deve ser apresentado e a taxa de renovação paga com uma sobretaxa de 25 % durante este período de graça, que começa no dia a seguir ao último dia em que a marca deveria ter sido renovada.
    Ausência de renovação Perante a ausência de pedido de renovação, ou em caso de apresentação após o período de graça, o EUIPO comunica, por escrito, ao titular da marca da União Europeia (MUE) que a mesma foi anulada e suprimida do Registo. É publicada uma notificação no Boletim de MUE.
     

    Transformação ou renovação?
    Se optar por não renovar a marca da UE, mas pretender manter os direitos em determinados Estados-Membros, pode apresentar um pedido de transformação no prazo de três meses a contar do final do período adicional de renovação.

    Como renovar
    É possível apresentar pedidos de renovação em linha, recorrendo ao formulário de pedido de renovação. As taxas são calculadas automaticamente durante o processo.

    Alguns dias após a data de expiração efetiva da marca da UE, o EUIPO envia uma confirmação oficial por escrito da renovação para o titular da MUE ou o seu representante. A renovação tem efeito a partir do dia seguinte à data em que expira o registo já existente. O Registo de MUE é atualizado e é publicada uma notificação no Boletim de MUE.

    Renovação parcial de uma marca da UE
    É possível renovar a MUE na sua totalidade ou apenas parcialmente (retirando algumas classes).

    Custos
    As taxas são pagas em euros. Consulte as taxas das marcas e desenhos ou modelos.

    Em caso de não renovação da marca da UE
    Se não for renovada, a marca da UE é assinalada como tendo expirado aproximadamente duas semanas após o fim do período adicional. Contudo, a anulação é válida a partir do dia seguinte ao da expiração da MUE. O EUIPO informa, por escrito, o titular da MUE e a mesma é suprimida do Registo.

  • Renovação de um desenho ou modelo comunitário registado

    Processo de renovação

    Quando apresentar o pedido Seis meses antes de o registo expirar, o EUIPO informa, por escrito, o titular, o seu representante ou outro(s) titular(es) do direito de que o registo deve ser renovado.
    Pagamento Deve enviar-se o pedido de renovação e pagar-se a taxa de renovação no prazo de seis meses antes da data de expiração. A data-limite para o envio e o pagamento é o último dia do mês em que a proteção termina.
    Renovação fora de prazo Se o pedido não for apresentado atempadamente, ainda é possível solicitar a renovação no prazo de seis meses. Nesse caso, deve apresentar-se o pedido de renovação fora de prazo e pagar a taxa de renovação com uma sobretaxa de 25 % durante este período de graça, que começa no dia a seguir ao último dia do mês em que o desenho ou modelo comunitário registado (DMCR) deveria ter sido renovado.
    Ausência de renovação Perante a ausência de pedido de renovação, ou em caso de apresentação após o período de graça, o EUIPO comunica, por escrito, ao titular do DMCR que o mesmo foi anulado e suprimido do Registo. É publicada uma notificação no Boletim de DMCR.
     

    Como renovar
    É possível apresentar pedidos de renovação em linha, recorrendo ao formulário de pedido de renovação. As taxas são calculadas automaticamente durante o processo.

    Alguns dias após a data de expiração efetiva do DMCR, o EUIPO envia uma confirmação oficial por escrito da renovação para o titular do DMCR ou o seu representante. A renovação tem efeito a partir do dia seguinte à data em que expira o registo já existente. O Registo de DMCR é atualizado e é publicada uma notificação no Boletim de DMCR.

    Custos
    As taxas são pagas em euros. Consulte as taxas aplicáveis às marcas e aos desenhos ou modelos.

Última atualização da página 24-02-2018
No nosso sítio Web, utilizamos cookies para suporte de preferências técnicas que melhoram a sua experiência de utilizador. Utilizamos igualmente estatísticas de visualização. Clique para Informações adicionais: