Ir para a página inicial
EUIPO
Proteger as suas marcas e desenhos e modelos na União Europeia

Proteja a sua propriedade intelectual na União Europeia

Menu

Efetuar uma pesquisa avançada

Utilize a pesquisa avançada para procurar, na base de dados do EUIPO, informações sobre marcas e desenhos ou modelos publicados, bem como titulares, representantes e decisões do Instituto. Podem também ser descarregadas publicações diárias (boletins) na secção de pesquisa avançada.

Utilize a função pesquisa avançada para realizar pesquisas mais pormenorizadas e conseguir resultados mais rápidos sobre:

  • Marcas
  • Desenhos ou modelos
  • Informações sobre o titular
  • Dados do representante

A pesquisa avançada permite efetuar pesquisas pormenorizadas sobre cada grupo individual (marcas, desenhos ou modelos, etc.) com recurso a um elevado número de critérios de pesquisa. Utilize esta função para obter resultados das pesquisas mais específicos. Pode personalizar as suas pesquisas e procurar termos específicos, palavras ou frases que contenham uma cadeia específica de carateres, frases que incluam certas palavras mas excluam outras, cadeias que incluam carateres universais (asteriscos), etc.


  • Critérios para a pesquisa avançada

    A opção de pesquisa avançada permite refinar a sua pesquisa.

    Os critérios de pesquisa predefinidos para a funcionalidade de pesquisa avançada são apresentados no painel cinzento, no lado direito da interface. No lado esquerdo é apresentada uma lista de critérios de pesquisa adicionáveis às opções de pesquisa.

    Adicionar critérios de pesquisa
    Adicione critérios de pesquisa clicando na respetiva opção apresentada no lado esquerdo do ecrã. A(s) nova(s) opção(ões) será(ão) apresentada(s) no final da lista de critérios de pesquisa.

    Eliminar critérios de pesquisa
    Para eliminar critérios de pesquisa da lista, clique na cruz junto da opção que pretende eliminar.

    Eliminar critérios de pesquisa

    Para apagar dados introduzidos num ou mais campos e repor os «operadores de pesquisa condicionais» nos valores originais, clique em «Apagar critérios» no final da página.

    Para repor os critérios de pesquisa predefinidos, clique em «Repor valores originais» por baixo da lista de critérios de pesquisa.

  • Operadores de pesquisa condicionais

    Os operadores de pesquisa condicionais («e», «ou», «não») permitem especificar uma pesquisa em vários níveis. Estão organizados da seguinte forma:

    • e – é usado para incluir termos adicionais numa pesquisa
    • ou – é usado para incluir termos alternativos numa pesquisa
    • não – é usado para excluir termos específicos numa pesquisa

    Os operadores de pesquisa condicionais apenas se aplicam aos critérios de pesquisa na mesma linha do operador de pesquisa.

  • Menus pendentes das regras das cadeias de pesquisa

    Para reduzir o número de resultados, adicione a cada campo de pesquisa que preencher (pesquisa por cadeias de carateres) uma regra selecionada dos menus pendentes (contém, é, começa por, acaba em).

    Menu pendente das regras das cadeias de pesquisa

    Selecione a regra mais adequada à sua pesquisa por cadeia de carateres. Por exemplo, se estiver a utilizar a cadeia de pesquisa «nut» (noz), os resultados apresentados variam consoante a regra aplicada:

    • é – só são apresentadas correspondências exatas («nut»)
    • contém – são apresentados todos os resultados que contêm a cadeia de texto «nut», independentemente da sua posição na cadeia de texto, por exemplo «minut» (minuto).
    • começa por – são apresentados todos os resultados que contêm uma cadeia de texto começada por «nut», por exemplo, «nutshell».
    • acaba em – são apresentados todos os resultados que contêm uma cadeia de texto acabada em «nut», por exemplo «donut».

    Campo de texto Classificação de Viena
    Trata-se de uma opção que pode ser encontrada nos separadores «Marcas» e «Desenhos ou Modelos».

    Ao preencher este campo, a sua pesquisa das classes ou subclasses pertinentes da Classificação de Viena dos elementos figurativos será facilitada por uma função de autopreenchimento com base numa lista de sugestões.

    Se clicar no asterisco (*), surge o Manual de Classificação dos Elementos Figurativos do EUIPO em formato PDF.

    N.B.: A Classificação de Viena é usada para os desenhos ou modelos comunitários registados nas seguintes classes de Locarno: 01.01, 05.05, 09.01, 09.03, 19.04, 19.08 e 32.00. A classe 99.00 não foi usada para pedidos posteriores a 01/01/2009 (data da entrada em vigor da nona edição da Classificação de Locarno) mas ainda existe para os pedidos efetuados anteriores a essa data.

    Campo de texto Classificação de Locarno
    Trata-se de uma opção que pode ser encontrada no separador «Desenhos ou Modelos».

    Ao preencher este campo, a sua pesquisa da classe pertinente da Classificação de Locarno dos produtos em causa será facilitada por uma função de autopreenchimento com base numa lista de sugestões.

    Se clicar no asterisco (*), surge uma ferramenta de pesquisa chamada DesignClass que contém indicações de produto extensivas aceites em todos os institutos de propriedade intelectual da União Europeia.

    Para mais informações, ver a Classificação de Locarno

  • Opções disponíveis para a pesquisa de texto

    O campo para a introdução do texto de pesquisa usa as seguintes convenções:

    • «Texto» é definido como qualquer caráter alfanumérico. O campo de texto permite escrever qualquer caráter. No entanto, o asterisco (*), o ponto de interrogação (?) e as aspas (" ") são carateres universais especiais com funções específicas. Consulte a secção sobre os carateres universais para obter informações adicionais.
    • O campo de texto não é sensível a maiúsculas e minúsculas, ou seja, se escrever «coca» ou «Coca», obterá os mesmos resultados.
    • O sistema de pesquisa também não é sensível a carateres especiais, ou seja, se escrever «Müller» ou «Muller», obterá os mesmos resultados.
    • Os carateres universais (*) e (?) podem ser inseridos em qualquer parte da cadeia de pesquisa, sendo usados nos casos em que um ou mais carateres são desconhecidos.
  • Carateres universais

    O caráter universal pode ser usado para substituir outro caráter ou uma cadeia de carateres.

    Ponto de interrogação (?)
    Substitui um único caráter desconhecido.

    Por exemplo, se escrever c?mprimento, os resultados da pesquisa incluirão tanto comprimento como cumprimento.

    Pode inserir vários pontos de interrogação numa cadeia de pesquisa.

    Nota: Um ponto de interrogação não substitui um espaço em branco (ao contrário do asterisco).

    Asterisco (*)
    Substitui um ou diversos carateres desconhecidos (incluindo espaços).

    Por exemplo, se escrever «cab*ça», os resultados da pesquisa incluirão tanto «cabaça» como «cabeça de cartaz».

    O asterisco pode ser usado em combinação com um ponto de interrogação numa cadeia de pesquisa.

    Por exemplo, se escrever «*1?3», obterá «123» e «Farmácia +123».

    Aspas (" ")
    Se escrever uma palavra ou expressão entre aspas, estará a restringir a pesquisa exclusivamente aos carateres que se encontram entre as aspas.

    Por exemplo, se escrever "Olá", obterá Olá.

Última atualização da página 24-02-2018
No nosso sítio Web, utilizamos cookies para suporte de preferências técnicas que melhoram a sua experiência de utilizador. Utilizamos igualmente estatísticas de visualização. Clique para Informações adicionais: